Saiba como a parceria entre a FdG e Anglo American tem contribuído para a melhoria da educação de municípios de Minas e Goiás
No mundo corporativo atual, adotar as iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance) não é mais apenas uma tendência – é um imperativo estratégico. Empresas que alinham seus negócios aos pilares ESG fortalecem sua reputação, conquistam a confiança de stakeholders e criam um impacto significativo na sociedade.
Neste blog, discutimos a importância das iniciativas ESG nas estratégias empresariais, destacando como as instituições podem promover mudanças significativas na sociedade por meio de parcerias, como a colaboração entre a Fundação da Gide (FdG) e a Anglo American, que unem esforços para melhorar a qualidade da educação de crianças e jovens nas comunidades locais.
A importância das iniciativas ESG nas estratégias empresariais
Stakeholders, como funcionários, clientes, comunidades e acionistas, estão atentos à forma como as instituições lidam com questões ambientais, sociais e de governança, o que influencia diretamente sua reputação e relacionamento com a comunidade. Empresas que adotam os princípios ESG em suas estratégias destacam-se no mercado, demonstrando um forte compromisso com a responsabilidade social e corporativa.
Considerando os desafios globais que precisam ser enfrentados e as crescentes expectativas da sociedade e do mercado por iniciativas que promovam o desenvolvimento socioeconômico, as diretrizes ESG podem ser alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015. Essa abordagem permite que as instituições contribuam de forma mais efetiva para as questões sociais que impactam colaboradores, comunidades locais e a sociedade em geral.
Um exemplo desse alinhamento é a parceria entre a Fundação da Gide (FdG) e empresas engajadas em fortalecer o pilar social da Agenda ESG por meio de investimentos em projetos que contribuem para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade. Através de parcerias estratégicas, não apenas promovemos o avanço educacional, mas também fortalecemos as bases para um futuro mais sustentável e equitativo.
Uma dessas parcerias é realizada com a Anglo American, comprometida com a transformação educacional em cidades onde a mineradora possui operações, impactando positivamente os índices de aprendizagem nas escolas atendidas.
Anglo American e o programa de educação – um case de sucesso
A Anglo American é uma mineradora global que vai além da geração de empregos durante o ciclo de vida de suas minas. A instituição busca impactar positivamente as comunidades onde opera, capacitando-as para crescer nos âmbitos social, econômico e político. O programa de educação companhia no Brasil foi concebido dentro da estrutura do Plano de Mineração Sustentável (PMS), para aproximar a empresa da meta de que todas as crianças e jovens em suas comunidades anfitriãs tenham acesso a uma educação de excelência.
Contexto e objetivo do projeto
O Programa “Transformando os Municípios pela Educação”, desenvolvido pela Anglo American Brasil em convênio com a FdG desde 2021, integra o PMS da empresa. O projeto visa proporcionar uma melhor condição de vida à população das regiões beneficiadas por meio da educação de qualidade.
Para alcançar esses objetivos, a empresa estabelece metas ambiciosas para melhorar a aprendizagem nas escolas públicas das comunidades anfitriãs. Para atingir essas metas, a Anglo American propôs uma série de iniciativas. Uma das mais impactantes é a implementação das soluções da Gide Avançada (Gestão Integrada de Educação Avançada) – sistema de gestão da FdG – para compartilhar conhecimentos de gestão com as escolas e ajudá-las a aplicá-los de forma sistemática, visando a melhoria dos resultados de aprendizagem das crianças e jovens.

Soluções implementadas
O projeto engloba a implementação de duas soluções gerenciais da Gide Avançada: “Gestão para Resultados Pedagógicos” e “Gestão de Competências”.
Gestão para
Resultados Pedagógicos
Gestores das Secretarias de Educação e das escolas seguem, durante o ano letivo, uma trilha gerencial focada em melhorar os resultados de aprendizagem por meio do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes. A partir de um diagnóstico, as escolas identificam as principais causas de resultados insatisfatórios e implementam planos com ações inovadoras para superá-las.
Gestão de
Competências
Na “Gestão de Competências”, são identificadas e trabalhadas as lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes dos professores e gestores escolares, preparando-os para desenvolver os estudantes de forma integral. Essa abordagem potencializa competências existentes e melhora aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas.
Soluções implementadas
O programa “Transformando os Municípios pela Educação” apresenta resultados expressivos, reforçando o poder da educação como catalisador de mudanças.
Em todas as fases do projeto, a FdG zela pela capacitação dos servidores dos municípios atendidos, para torná-los aptos a aplicar os conceitos gerenciais. Eles também participam ativamente do planejamento das estratégias e atuam em parceria com os agentes de transformação da FdG na execução de cada uma das iniciativas. Isso fortalece a autonomia das comunidades locais na gestão da aprendizagem, promovendo um impacto positivo sustentável na qualidade da educação oferecida.
Para mensurar a melhoria da aprendizagem, são analisados diversos indicadores de cada uma das escolas participantes, assim como os resultados de avaliações nacionais e estaduais, como SAEB, PROEB, PROALFA e SAEGO. Confira a seguir alguns resultados de destaque já alcançados pelas redes participantes do Programa “Transformando os Municípios pela Educação”:
Resultados em números
5 municípios atendidos em 2 estados:
- Barro Alto (GO)
- Niquelândia (GO)
- Alvorada de Minas (MG)
- Dom Joaquim (MG)
- Conceição do Mato Dentro (MG)

escolas que ofertam ensino fundamental
Cerca de
escolas que ofertam ensino fundamental
Mais de
educadores capacitados na metodologia Gide
RESULTADOS NO SIMAVE – Minas Gerais
Os municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim apresentaram resultados expressivos nas avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) de 2023.
ALVORADA DE MINAS/MG
Em 2023, os estudantes do 2º ano, etapa crucial para a alfabetização, se destacaram no PROALFA, com um aumento de 44 pontos em Língua Portuguesa e 81 pontos em Matemática, em relação a 2021.


No PROEB, os alunos do 5º ano mostraram avanços de 31 pontos em Língua Portuguesa e 51 pontos em Matemática, superando a média estadual de Matemática em 38 pontos, também em comparação a 2021.
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO/MG
Conceição do Mato Dentro obteve resultados positivos no 2º ano do PROALFA de 2023, com um aumento de 27 pontos em Língua Portuguesa e 44 pontos em Matemática, em comparação a 2022, início do projeto no município.


No PROEB, os alunos do 5º ano registraram aumentos de 10 pontos em Língua Portuguesa e 14 pontos em Matemática.
DOM JOAQUIM/MG
No PROALFA, os estudantes do 2º ano apresentaram um aumento de 84 pontos em Língua Portuguesa e 57 pontos em Matemática, em relação a 2021.


No PROEB, os alunos do 5º ano também avançaram, com um crescimento de 29 pontos em ambas as disciplinas.
RESULTADOS NO SAEGO - Goiás
Os municípios de Niquelândia e Barro Alto obtiveram resultados significativos no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO) de 2023.
NIQUELÂNDIA/GO
No SAEGO de 2023, os estudantes do 2º ano aumentaram sua proficiência em leitura de 28 pontos, escrita 38 pontos e Matemática 24 pontos em relação a 2022.


No 5º ano, o município registrou crescimento na proficiência média tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, com incrementos de 3 e 14 pontos respectivamente.
BARRO ALTO/GO
Barro Alto apresentou avanços notáveis, com aumento de 31 pontos em leitura, 24 em escrita e 36 em Matemática no 2º ano, comparado a 2022.


No 5º ano, o município teve um incremento de 17 pontos em Língua Portuguesa e 25 em Matemática, superando a média estadual tanto no 2º quanto no 5º ano.
O futuro começa
com educação
Ao investir em educação, empresas como a Anglo American mostram que é possível equilibrar crescimento econômico com responsabilidade social. Essa transformação só é possível graças à união de esforços com a FdG, que implementa soluções gerenciais inovadoras para mudar realidades e construir bases sólidas para um futuro mais justo e sustentável.
Se você também acredita que a educação é a chave para transformar vidas, entre em contato com a Fundação da Gide e descubra como sua empresa pode contribuir para um impacto positivo nas comunidades onde atua.
Faça a diferença na educação: avance na agenda ESG apoiando os projetos da Fundação da Gide.
Faça como a Anglo American, apoie um projeto da FdG e colabore para a transformação da educação brasileira. Ao se juntar a nós, sua empresa não apenas impulsiona a transformação educacional, mas também contará com uma série de vantagens, incluindo o fortalecimento da reputação da marca, a atração e retenção de talentos qualificados, a melhoria do relacionamento com a comunidade local e a captação de investidores engajados e conscientes.
Eficácia Comprovada



