Você sabe como a qualidade da educação básica é mensurada no Brasil?

No Brasil, o principal indicador utilizado para mensurar a qualidade da educação é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Criado em 2007, o Ideb, que varia de 0 a 10, e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes: o fluxo, calculado a partir dos dados de aprovação obtidos no Censo Escolar, e o desempenho aferido nos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio de testes padronizados de leitura e matemática.

Tal combinação entre fluxo e aprendizagem (Saeb) tem a possibilidade de equilibrar as duas dimensões fundamentais à qualidade educacional, além de revelar avanços e desafios no sistema educacional brasileiro.

Além disso, com a nota do Ideb, o MEC pode traçar metas para melhorar o ensino no país e construir políticas públicas educacionais que garantam a todo estudante o acesso à educação de qualidade.

Como o Ideb é calculado

O Ideb é calculado por meio de uma fórmula que leva em conta os principais componentes:

  1. Proficiências em Língua Portuguesa e Matemática.
  2. Taxa de aprovação (TA): mede o percentual de estudantes que foram aprovados no ano letivo, sem repetência.

Para facilitar, a FdG desenvolveu esta calculadora.

Assista ao vídeo e veja como é fácil obter a prévia da sua escola. Confira!

Mas como os dados de aprovação escolar são obtidos?

Os dados de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, que é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, de forma censitária. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Saeb

Já o Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Além disso, o Saeb tem outros objetivos como:

Oferecer subsídios para elaboração de políticas públicas
1
Identificar problemas e desigualdades na educação
2
Fornecer informações sobre o contexto econômico, social e cultural que influenciam o desempenho dos estudantes
3
Visualizar os resultados dos processos de ensino e aprendizagem
4
Desenvolver a pesquisa na área de avaliação educacional
5

Anos e disciplinas avaliadas pelo Saeb

O Saeb avalia estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. É aplicado bienalmente, em anos ímpares, e tem os dados divulgados em anos pares. Dependendo do ciclo avaliado, pode ser amostral ou censitário.

Desde 2019, contempla outras disciplinas além de Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos do 9º ano passaram a ser avaliados também em Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Objetivos das metas do Ideb

  1. Elevar a qualidade da educação: as metas são definidas para incentivar a melhoria constante dos índices de qualidade do ensino, buscando alcançar níveis de excelência comparáveis aos de países desenvolvidos.

  2. Reduzir desigualdades: para reduzir as desigualdades educacionais no país são estabelecidas metas diferenciadas para estados e municípios, considerando as particularidades regionais.

  3. Monitorar o Desempenho Escolar: permite ajustes e intervenções nas políticas educacionais se necessário. E proporcionam um mecanismo de acompanhamento periódico do desempenho escolar.

A Fundação da Gide atua ativamente em redes públicas de educação, colaborando com gestores escolares e professores para implementar estratégias pedagógicas eficazes, promover capacitação contínua e desenvolver projetos que visam a melhoria dos índices educacionais. Com uma abordagem baseada em evidências e experiência prática, a Fundação já contribuiu significativamente para o aumento das notas do Ideb em diversas regiões do país.

Deseja melhorar os resultados do Ideb na sua escola ou município? Entre em contato com a Fundação da Gide e descubra como nossas soluções podem transformar a qualidade da educação e garantir um futuro melhor para os seus alunos.

Compartilhe!

WhatsApp

Compartilhe!

Notícias compartilhadas