Você sabe como a qualidade da educação básica é mensurada no Brasil?

Essa resposta pode não estar muito clara na mente de alguns profissionais da educação, sobretudo dos professores. Neste conteúdo, vamos explicar como a qualidade do ensino básico é avaliada e como a contribuição de toda a equipe escolar é valiosa para o alcance de bons resultados na instituição e na nota geral nacional.

Ideb

No Brasil, o principal indicador utilizado para mensurar a qualidade da educação é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Criado em 2007, o Ideb, que varia de 0 a 10,  reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar, calculado a partir dos dados de aprovação obtidos no Censo Escolar, e o desempenho aferido nos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Tal combinação entre fluxo e aprendizagem (Saeb) tem a possibilidade
de equilibrar as duas dimensões fundamentais à qualidade educacional.

Como o Ideb é calculado

Para melhor explicação, veja este exemplo do cálculo feito para o Ideb dos anos iniciais das escolas municipais do Brasil, ano 2021:

Fonte: QEdu

*O fluxo ou aprovação considerada no IDEB é o indicador de rendimento.
Ele é calculado com base na taxa de aprovação de todos os anos que compõem o segmento.

Mas como os dados de aprovação escolar são obtidos?

Os dados de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, que é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, de forma censitária. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Saeb

Já o Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Além disso, o Saeb tem  outros objetivos como:

Oferecer subsídios para elaboração de políticas públicas
1
Identificar problemas e desigualdades na educação
2
Fornecer informações sobre o contexto econômico, social e cultural que influenciam o desempenho dos estudantes
3
Visualizar os resultados dos processos de ensino e aprendizagem
4
Desenvolver a pesquisa na área de avaliação educacional
5

Anos e disciplinas avaliadas pelo Saeb

O Saeb avalia estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. É aplicado bianualmente, em anos ímpares, e tem os dados divulgados em anos pares. Dependendo do ciclo avaliado, pode ser amostral ou censitário.

Desde 2019, contempla outras disciplinas além de Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos do 9º ano passaram a ser avaliados também em Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Fonte: BRASIL, 2021.

Onde os dados do Saeb são disponibilizados?

Os microdados do Saeb são divulgados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O material envolve um conjunto de informações detalhadas disponibilizado em arquivos no modelo simplificado, com controle de privacidade, em cumprimento às normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

As metas do Ideb

Como instrumento para aferir a qualidade da educação básica, o MEC estabeleceu como meta em 2021, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional comparável em acesso, fluxo e qualidade ao dos países da OCDE (BRASIL, 2020).

O MEC estipula, ainda, uma meta para cada escola, de acordo com o seu resultado histórico, e uma meta nacional, para cada ano de ensino avaliado.

O resultado do Ideb, geralmente, é divulgado no ano seguinte à realização das avaliações do Saeb. Cada escola tem acesso ao seu resultado e ao resultado geral nacional na página do Ministério da Educação.

Algumas inovações estão previstas para o Ideb. Independentemente das mudanças, a equipe escolar sempre terá um papel primordial no processo de avaliação da educação básica no Brasil. Sabemos que a nossa educação  precisa  avançar em qualidade e a contribuição dos gestores escolares e professores para promover um processo ensino e aprendizagem mais dinâmico e eficaz tem grande impacto nos resultados.

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