Um bom planejamento começa por um bom diagnóstico

Em nosso cotidiano, somos desafiados a criar estratégias para solucionar os problemas que eventualmente surjam no caminho. Para começar, devemos localizá-los de maneira objetiva para, em seguida, estabelecer as metas, analisar e priorizar as causas prováveis do problema e elaborar um plano de ação para bloqueá-las.
 
E como localizar corretamente o problema? É necessário realizar um bom diagnóstico das dimensões críticas dos resultados educacionais e, assim, identificar as variáveis que exigem melhorias. O ponto de partida de todo planejamento é a etapa de diagnóstico. Essa etapa deve contemplar os principais fatores que influenciam os resultados. A partir da análise dos dados e informações levantadas, devem ser priorizados os fatores com os resultados mais baixos para que sejam trabalhados com ações. Um bom diagnóstico deve resultar em um plano de ação robusto e eficiente para a melhoria dos resultados da instituição.
 
FDG atua na área de gestão educacional aplicando a metodologia Gestão Integrada da Educação – GIDE Avançada, idealizada há mais de 15 anos pela professora Maria Helena Godoy. A GIDE Avançada conta com o grande diferencial de ter um Indicador Próprio que pode ser personalizado conforme a realidade da instituição ou rede de ensino. Esse Indicador fornece os parâmetros mensuráveis necessários a uma gestão eficiente, apresentando de forma organizada as causas pedagógicas e ambientais que têm impacto nos resultados da aprendizagem. Com a sua aplicação, é possível obter as informações necessárias para um diagnóstico assertivo.
 
O Indicador da GIDE consiste em um somatório de variáveis que auxilia na identificação e intervenção das causas que influenciam os resultados almejados.  Para expressar os resultados das variáveis são utilizados faróis verdes, amarelos e vermelhos. Com base no quadro diagnóstico fornecido por esse Indicador, a escola terá subsídios, isto é, fatos e dados, para planejar com segurança, buscando soluções para as variáveis mais críticas, ou seja, aquelas que apresentarem farol amarelo ou vermelho. Assim, com um bom diagnóstico, a escola concentrará seus esforços e recursos (financeiros, humanos, materiais, etc.)  nas variáveis mais impactantes para o alcance de resultados satisfatórios.

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