Sexta-feira é dia de compartilhar as práticas exitosas enviadas pelas escolas. E hoje trazemos o “Jogo Soletrando”, uma ação proposta no Plano de Ação da GIDE na E.E. Presidente Tancredo Neves, pertencente à SRE Governador Valadares. Uma ação simples, mas abrangente que teve como objetivos:
- Ampliar o vocabulário dos educandos através de novas palavras soletradas;
- Trabalhar ortografia e, principalmente, as dificuldades ortográficas;
- Promover a interação entre os educandos;
- Adquirir recursos básicos para escrever e ler com autonomia, reconhecendo que as palavras são formadas por letras;
- Identificar corretamente as letras a serem usadas nas palavras e discriminar visual e auditivamente, a fim de perceber e comparar os sons;
- Levar os educandos a interessar-se também pela explicação, adquirindo o hábito de escutar, empenhando-se na aplicação das normas do sistema de escrita;
- Levar os educandos a desenvolver bons hábitos de leitura como ferramenta para a ampliação do vocabulário, descoberta do novo e melhoria da ortografia.
A equipe escolar, responsável pela implementação do jogo, selecionou as palavras a serem trabalhadas em cada segmento de ensino, e disponibilizou a cada professor o projeto impresso, juntamente com o grupo de palavras.
Cada educador teve a liberdade de trabalhar de acordo com as especificidades de seus alunos.
Em cada turma foi escolhido um vencedor, considerando o desempenho apresentado.
Em vídeo, o registro de alguns alunos durante a dinâmica. Mais um exemplo de uma proposta de ensino lúdica que agrega valor à prática docente ao ensinar e encantar os alunos.
Gostou desta iniciativa? Salve este post e compartilhe com outros professores para que possam iniciar 2022 implementando novas ideias em sua escola.