A parceria entre a Anglo American e a Fundação da Gide tem gerado avanços concretos na vida de estudantes, educadores e comunidades. E os resultados, reconhecidos nacionalmente, têm sido inspiradores: redes que saltam nos indicadores educacionais, escolas que transformam sua cultura pedagógica, professores que se redescobrem como protagonistas, alunos que voltam a sonhar com um futuro melhor.
Em matéria exclusiva, o jornal Estado de Minas evidencia os esforços dessa parceria em prol de uma educação cada vez mais inclusiva, equitativa e de qualidade, demonstrando que é possível transformar realidades quando há propósito, investimento e parceria sólida.
A Anglo American tem expandido sua atuação para além da mineração, contribuindo para o desenvolvimento educacional das comunidades do entorno do sistema Minas-Rio nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, no interior de Minas Gerais. Desde 2007, foram investidos cerca de R$ 49 milhões em ações voltadas à educação e à formação técnica nessas cidades.
Dentre as iniciativas da Anglo American, destacam-se as melhorias na infraestrutura de escolas públicas, com reformas que proporcionam ambientes mais seguros, e propícios ao aprendizado. A empresa também oferece formações pedagógicas que capacitam anualmente cerca de 80 educadores locais com metodologias e ferramentas atualizadas para o ensino.
Os frutos desse trabalho são visíveis: a cada ano, aproximadamente dois mil estudantes são diretamente beneficiados por essas ações. Mas o impacto vai além dos números. A transformação é sentida no entusiasmo das crianças que voltam a sonhar com o futuro, na motivação dos professores que se sentem valorizados e na esperança das famílias que enxergam a educação como um caminho real para o desenvolvimento.
Educação em foco e reconhecimento nacional
Entre 2021 e 2024, uma das ações de maior destaque da Anglo American foi a parceria com a Fundação da Gide (FdG), que resultou na implementação de um programa voltado para o fortalecimento da gestão e reforço escolar, além da formação continuada de professores.
O programa beneficiou mais de 5.000 estudantes e seus resultados foram reconhecidos nacionalmente: Conceição do Mato Dentro recebeu o Selo Nacional Compromisso pela Educação (categoria Ouro), Dom Joaquim (Prata) e Alvorada de Minas (Bronze), uma certificação do Ministério da Educação que destaca municípios comprometidos com a melhoria da qualidade educacional.
“Este reconhecimento, que deve ser compartilhado com gestores, professores e alunos, contribui para reafirmar o papel da Anglo American nas comunidades que acolhem suas operações, em linha ao propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, comemora Fernando Guimarães, gerente de Integração e Sustentabilidade da Anglo American.