Alunos dispersos, conversas em paralelo, uso inapropriado de celular, falta de interesse nos conteúdos, dentre outros, são fatores de indisciplina corriqueiros em muitas salas de aula, não é mesmo? Nas escolas que implementam a GIDE, a causa “Disciplina Comportamental”, quando identificada, recebe atenção redobrada, pois afeta diretamente a aprendizagem.
Junto com a Equipe Técnica da FDG, os profissionais educacionais desenvolvem ações estratégicas para sanar essa causa. Hoje, trazemos como exemplo, a ação “Pacto de Convivência”, implementada na E.M. Sr. Odorico Martinho da Silva, da rede municipal de Congonhas, em Minas Gerais.
A equipe escolar organizou a iniciativa com o apoio dos próprios alunos, uma forma de fazê-los se sentirem parte do processo conscientizando-os sobre a importância da colaboração de todos para um ambiente de estudos mais saudável. A Vice-Diretora, Solange Fátima Rezende Leal, relata que a iniciativa fez os estudantes refletirem sobre a valorização do espaço e da aprendizagem no qual estão inseridos e já percebe o compromisso e o senso crítico dos estudantes quanto ao comportamento coletivo.
Fica a dica de uma ótima iniciativa para você trabalhar a disciplina comportamental com a sua turma!